Empresas investem em estudos específicos para ampliar as vagas e transformar a área de estacionamento no novo hall de entrada dos empreendimentos
Depois das áreas comuns e de lazer, chegou a vez das garagens ganharem a atenção dos incorporadores. Muitas empresas têm investido nos projetos destes espaços para ampliar suas funcionalidade e torná-los mais confortáveis aos usuários, além de simplesmente um local para abrigar seus veículos.
A de valorização da área de estacionamento estimulou um nicho de mercado. Empresas têm se especializado no desenvolvimento destes projetos, tanto para obras em fase de concepção quanto para as já construídas. “A garagem é uma necessidade e funciona como um cartão de visitas. Um cliente que vai a um empreendimento comercial, por exemplo, e encontra uma vaga com conforto para manobrar vai se sentir bem recebido, o que acaba contribuindo com o negócio”
Em prédios que não permitam a ampliação do estacionamento, o condomínio pode optar, ainda, pela instalação dos duplicadores de vagas. Eles são equipamentos mecânicos que elevam um carro e deixam o espaço livre para que outro estacione embaixo. O equipamento custa cerca de R$ 13 mil e exige um pé direito mínimo de 3,15 metros.